Small2_licenciamento-veicular

Em média, cerca de 48% -55% (est. 2016) do preço de compra de um veículo no Brasil é composto por impostos embutidos. Entre eles estão os direitos de importação, o IVA Federal (imposto de Integração social PIS e o imposto de renda Cofins sobre combustíveis), o IVA Estatal (imposto interestadual ICMS) e o imposto de industrialização Federal (IPI).

Em termos de impostos sobre a propriedade automóvel, a pessoa singular ou colectiva proprietária do veículo tem de pagar três taxas anuais. De acordo com a empresa internacional de contabilidade e consultoria de negócios BDO, estes são os três.

O primeiro é uma licença e taxa de matrícula (Certificado de Registro e Diploma do Veículo) conhecido pelo Detran Licenciamento, que é obrigatório se você quiser operar o veículo em vias públicas. A taxa é variável, dependendo de cada carro e é pré-determinada pelas autoridades locais.

O segundo é o IPVA (Imposto sobre a Propriedade dos Veículos automóveis), que é de 4% do preço listado do veículo. Os veículos híbridos e eléctricos recebem uma redução de 50% na IPVA.

Em terceiro lugar, é igualmente necessário pagar uma taxa variável para o seguro obrigatório (Seguro DPVAT). Por último, note - se que a propriedade automóvel - quer seja propriedade direta ou fornecida por uma empresa-tem de ser reportada nas declarações fiscais individuais para fins informativos.

1 Vote Created
Default_avatar
Renato Abro 24 days ago

Aqui no Detran RJ 2020a alíquota do IPVA já mudou umas mil vezes, mas agora está super alta, chega a ser de quase 5% . E A partir do ano de 2019, diferentemente do que ocorria em anos anteriores, na GRD de todos os exercícios conterá apenas os valores relativos ao imposto IPVA, não mais incluindo as taxas devidas ao DETRAN-RJ.

Vote
Default_avatar
Andr Teixeira 23 days ago

Em São Paulo a alíquota do IPVA está em 2% usando sempre o valor da Tabela Fipe 2020 que é atualizada mensalmente para definir quanto vai ser as parcelas. Um carro caro, como um 4x4 paga mais de R$ 1000,00 com certeza.

Vote
Bootstrap_2456917451011398
Rafaela Cortes at December 05, 2019 at 11:05am CST

eu to usando o CPF na nota para quitar o IPVA e super funciona, ainda ganho desconto. O único problema é ter prazo para fazer o resgate do dinheiro, senão eu deixava acumular para pagar o imposto à vista.

Vote